10 Dicas para Praticar o Autocuidado

O autocuidado é uma das maiores provas de amor próprio que podemos realizar. Pensando nisso, separamos dicas de como praticar o autocuidado que podem te ajudar em todas as vertentes da sua vida: do seu físico até a sua saúde mental. Confira abaixo e não deixe de ver as afirmações diárias super especiais que separamos pra vocês no fim do post:

1. Tente sempre fazer algo novo

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Se você faz o mesmo movimento repetidas vezes com o seu corpo, você irá cansar. O mesmo ocorre com a nossa mente. A rotina cansa, então esteja sempre em busca de aprender algo novo: qua tal se arriscar e tentar aprender uma nova língua? E que tal tentar aprender a tocar algum instrumento musical? Se se você começar um curso online de algo que sempre teve interesse em aprender? São variadas as opções que podemos seguir!

2. Defina suas metas e vá em busca delas

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Não tem coisa melhor para nós mesmos do que alcançar tudo aquilo que sempre desejamos e sonhamos! Então anote tudo, todas as suas vontades, das mínimas até as maiores e não deixe de escrever também o que você pode fazer diariamente para alcança-las. Por exemplo:

  • Você quer entrar na faculdade de Direito.
  • O que você pode fazer para alcançar isso? Estudar pelo menos 1h por dia.
  • Ok, conseguiu cumprir isso por 1 ou 2 semanas? Crie uma recompensa para si mesmo e então dobre a sua meta.
  • Exemplo: Estudei 2 semanas seguidas, posso me dar ao luxo de hoje tirar um dia só pra mim e para o meu lazer. Mas a partir de amanhã, minha meta agora será estudar 2h por dia.
  • Entenderam? E assim sucessivamente, com qualquer que seja a meta que você quer alcançar.

3. Cuide da sua beleza exterior

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Uma grande dica de autocuidado que pode ajudar a levantar a nossa autoestima, é cuidar de nós mesmos. Tomar um banho relaxante, hidratar o cabelo, tirar um tempo para cuidar da nossa pele fazendo o famoso skin care, caso você queira, fazer uma maquiagem linda, vestir uma roupa que gosta apenas para se sentir bem ou para tirar aquelas belas fotos que são capazes sim de melhorar a nossa confiança! Cuide de você mesmo em primeiro lugar!

4. Faça algo que você ama

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Às vezes estamos tão imersos em uma rotina diária, seja de trabalho ou estudo, que acabamos de fazer as atividades mais simples que realmente nos fazem bem e felizes. Tire um tempo pra você mesmo, leia um livre, assista aquele filme ou série que gosta, ouça músicas que te lembre momentos bons, desenhe, pinte… Enfim, busque fazer o que realmente te faz bem!

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5. Busque não se comparar com outras pessoas

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Um dos maiores erros que afeta a nossa saúde mental e prejudica o nosso autocuidado é o ato de se comparar as outras pessoas. Muitas vezes é algo que não conseguimos controlar, mas sempre existem maneiras de cuidar de nós mesmos e evitar que isso aconteça.

Existe alguém no instagram que você olha e se sente inferior, por exemplo? Pare de seguir essa pessoa, silencie seus stories, foque em outras coisas, busque o seu crescimento baseado apenas em si mesmo e deixe essas pessoas de lado.

No final do post, daremos dicas de auto afirmações diárias que podem te ajudar com isso!

6. Organize seu espaço

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Já ouviu falar que seu espaço exterior é um reflexo de como você é por dentro? Organizando seu espaço, você é capaz de organizar também a sua mente. Sem falar que essa também é uma tática para passar o tempo fazendo algo de produtivo para si mesmo. Organize tudo! Com certeza terá mais paz interior quando acabar tudo.

7. Planeje todos os seus passos

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Tem dica melhor para autocuidado do que poupar a sua saúde mental? A falta de planejamento muitas vezes pode acabar afetando nossa rotina de maneira negativa, nos sobrecarregando, nos deixando perdidos e sem saber por onde começar a fazer tudo que temos que fazer. Por isso, toda noite antes de dormir, tire um tempo para anotar tudo que você tem que fazer no dia seguinte. Assim, já acordará ciente de todas as suas obrigações e não esquecerá de fazer nada no seu dia.

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8. Pratique atividades físicas

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Treine em casa, faça uma aula de dança, de luta, faça caminhadas, busque sempre movimentar seu corpo de alguma forma. Além de ser ótimo para a sua saúde, nosso corpo libera hormônios de serotonina e endorfina quando fazemos atividades físicas, nos dando sensação de prazer, bem estar e felicidade.

9. Comece a meditar

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Um dos maiores benefícios que a meditação nos traz é a sensação de bem-estar, então com certeza ela pode ser uma das nossas maiores aliadas no ato de praticar autocuidado. Meditar nos ajuda a controlar a ansiedade e a depressão, melhora nosso desempenho ao decorrer do dia e ainda ajuda a regular as nossas emoções. Tire 15 minutos do seu tempo para começar a meditar e já verá a diferença no seu dia a dia!

10. Comece um diário de gratidão

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Algo que pode parecer bobo, porém traz grandes diferenças em nossas vidas quando começamos a praticar é o ato de escrever tudo que nos faz felizes, tudo aquilo que temos gratidão. Escreva pelo menos uma coisa por dia pela qual você é realmente grato. E momentos difíceis ou até diariamente, leia e então se lembre de tudo aquilo que te faz bem, com certeza pelo menos um desses motivos de fará sorrir e relaxar mais!

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11. Afirmações Diárias para Praticar Autocuidado

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Minha felicidade depende só de mim! 💕

Vou me cuidar em primeiro lugar! ✨💕

Prometo que não irei me comparar com ninguém! 💗

Eu sou mais que o suficiente! 💪✨

Dias ruins também chegam ao fim… 🙏🙏

Eu sou melhor e maior que qualquer problema! 💪💗

Não vou me culpar por fazer o que é melhor para mim! 🙌🙏

Eu quero? Eu posso! 💪💪

Me proibo de me culpar por coisas que não estão sob meu controle! 🙌✨

Tenho orgulho da pessoa que estou me tornando! 💗💗

Serei mais paciente comigo! ✨💕

Tudo vai melhorar, você está no tempo certo! 🙏🙏

Escrito por: Fabiana Sales / insta: @fabisalles_

Atualizado em: 05/06/2020 na categoria: Frases de Autoestima