10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia

São tempos difíceis e o sentimento de impotência em meio a tantas coisas ruins acontecendo ao redor do mundo, pode nos afetar demais. Então é essencial priorizarmos o nosso bem estar e por isso trouxemos algumas dicas para manter a saúde mental em meio a pandemia do corona vírus. Separamos também algumas frases positivas ao decorrer do post que podem te ajudar ainda mais nesse processo. Confira:

1. Busque informações apenas em fontes confiáveis

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 1

Se manter informado é essencial nesse momento crítico que vivemos, mas é ainda mais importante saber exatamente onde vamos pegar as informações. Há muitas fake news em todos os lugares do mundo, então poupe a sua saúde mental e só busque informações em fontes confiáveis, como por exemplo, no Painel do Coronavírus criado pelo Ministério da Saúde.

Neste painel, dá pra ver tudo sobre o vírus, como por exemplo o que ele é, quais os sintomas, quais são as fake news que surgiram no país, o que fazer se você ficar doente e muito mais. Vale a pena dar uma olhada se você estiver se sentindo bem o suficiente para isso.

Logo vamos dizer: Não foi fácil, mas conseguimos! 🙌🙌

2. Tenha em mente que você não pode controlar tudo

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 2

Uma coisa muito importante em tempos difíceis é você ter nitidamente na mente as coisas que pode ou não controlar. Respire fundo, pare e e se pergunte:

O que eu controlo? Bom, você controla a sua rotina, o seu autocuidado, o seu cuidado com o próximo, suas atitudes conscientes e positivas. O que eu não controlo? Infelizmente, você não controla o vírus, a crise econômica do país, o que já aconteceu e nem as opiniões alheias e as pessoas que estão ao seu redor. Pelo menos não todas.

Entenda que você não está no controle de tudo e entenderá também que mesmo com tantos problemas, você precisa relaxar e parar de se cobrar tanto. Faça o que está ao seu alcance, o que não está… deixe que o tempo resolva.

Não vou me culpar por coisas que não estão ao meu alcance… 🙏🙏

3. Saiba a hora de mudar o assunto

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 3

Conversar sobre a pandemia é importante, trocar conhecimentos, aprender e ensinar as pessoas tudo que você sabe sobre o vírus é importante, mas não deixe que isso domine todas as suas conversas. Foque em outras coisas, busque outros assuntos, procure estar sempre vendo notícias boas e compartilhando-as para as pessoas ao seu redor, que com certeza precisam também de positividade e energias boas.

Não podemos mudar o que já aconteceu, mas podemos batalhar todos os dias, a partir de hoje, para sermos pessoas melhores! 💪🙌

4. Cuide do seu corpo e da sua mente

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 4

Não aguenta mais ver tantas tragédias acontecendo e precisa distrair sua mente com alguma coisa? Cuidar de si próprio deve ser a primeira delas. Tire um tempo pra você, se ame e se trate com amor e cuidado. Podemos te ajudar com isso nos nossos dois outros posts que fizemos pra você. Assim que terminar de ler esse, confira: 10 Dicas para Praticar o Autocuidado e 10 Passos para Ter Mais Amor Próprio!

Prometo cuidar melhor de mim mesmo e de todos que estão ao meu redor! 💞💞

😍 Dá uma Olhadinha em: Frases de Amor Próprio 💝

5. Fique perto de quem te faz bem

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 5

Está enganado quem pensa que a distância física deve estragar relações. Esse é o momento de se aproximar e se conectar ainda mais com quem você ama. Diga que está com saudade, demonstre interesse em saber como as pessoas estão, puxe assuntos, dividam experiências novas e principalmente, valorize quem faz cada uma dessas coisas citadas anteriormente.

São tempos difíceis, não está fácil para ninguém, mas não devemos nunca deixar de nos apoiar mutuamente.

É um momento para estar junto, mesmo com a distância. 💓💓

6. Comece a fazer algo novo

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 6

Agora que você está em casa, algo que já deve ter te afetado negativamente é a rotina monótona e entediante. É bem provável você já ter dito nessa quarentena “eu não tenho nada pra fazer” até mesmo quem trabalha e estuda diariamente.

Por isso mesmo, temos que investir em coisas novas. Comece um curso online, coloque uma aula de culinária ou quem sabe até de dança, ou curso de um novo idioma e tome seu tempo nisso. Pense em algo que você sempre quis fazer, mas nunca fez por motivos de “eu não tenho tempo”. Bom, agora você tem… É só começar!

Chegou a hora de dar mais valor as coisas mais simples… ✨💫

🙏😍 Não Deixe de Ver: Frases de Motivação ✨🙏

7. Coloque para fora todas as suas emoções

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 7

Tudo bem não estar tudo bem. Você não precisa se fazer de forte o tempo todo e, honestamente, não tem nem como ser forte e estar bem a todo tempo. Então se você quiser chorar, chore. Se quiser gritar que não aguenta mais, grite. Se quiser surtar, surte. Você é um ser humano, você sente, você não é um robô, então não precisa tentar ser como um. Mas depois que fizer tudo isso que citei anteriormente…

Fortaleça a sua fé agora e continue com a sua fé depois! ✨🙏

8. Pare, respire e siga em frente

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 8

É normal surtar e achar que não vai aguentar mais, tá bom? Mas você precisa, para o seu próprio bem, aprender a ser resiliente, parar um minuto, respirar fundo, entender que não há nada que você pode fazer para mudar essas coisas que estão acontecendo e então seguir em frente.

Dias melhores virão, repita isso para si mesmo até você acreditar e esses dias chegarem!

Pause, respire e siga em frente. Um dia de cada vez! ✨🙏

9. Use o método A.C.A.L.M.E-S.E.

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 9

Já ouviu falar nessa técnica? Ela foi desenolvida por Bernard Rangé e serve para auxiliar as pessoas em suas crises de ansiedade que podemos ter e pode também ser utilizada como uma grande estratégia para nos acalmarmos em tempos como esses:

Aceite a sua ansiedade.
Contemple as coisas a sua volta.
Aja, mesmo com sua ansiedade, no seu tempo.
Libere o ar de seus pulmões, respire devagar.
Mantenha os passos anteriores, repetindo-os até se sentir melhor.
Examine seus pensamentos, entendendo o que você pode ou não controlar.
Sorria, você está conseguindo. Só tentar já é uma vitória.
Espere o futuro com aceitação. Tudo vai melhorar!

Quando isso tudo passar… Estaremos mais unidos do que nunca! 💖🙏

😍 Veja Também Legendas de Superação ✨💪

10. Escreva tudo que você irá fazer quando isso acabar

10 Dicas para Manter a Saúde Mental em Meio a Pandemia 10

Nunca se esqueça que momentos ruins sempre chegam ao fim e aproveite para passar o tempo escrevendo sobre tudo de bom que você irá fazer quando essa pandemia chegar ao fim. O ato de escrever, faz com que você relaxe e consiga imaginar com muito mais convicção as coisas que você quer que aconteça.

Enquanto você escreve, imagine cada detalhe daquilo que você quer fazer, crie um cenário na sua mente, você pode imaginar até mesmo a roupa que irá vestir ou supor como estará o tempo no dia que você estiver pondo em prática o que tanto quer! O essencial é se sentir bem, é sorrir só de imaginar o quão bom será quando for posto em prática.

E será, ok? Tudo isso irá acabar. Iremos recomeçar, aprender a ser ainda melhores, aprender a valorizar ainda mais tudo ao nosso redor e finalmente fazer tudo que queremos tanto fazer! Pode acreditar!

Calma que isso tudo vai passar, tudo vai dar certo… 💛🙌

Eu vou apreciar cada sorriso que eu der com muito mais gratidão a partir de hoje! 😍😍

Escrito por: Fabiana Sales / Insta: @fabisalles_

Atualizado em: 15/06/2020 na categoria: Frases Lindas e Curtas!